Demográfia


 

Distância da Capital

203 km.

Extensão Territorial

1.211.55 quilômetros quadrados (IBGE)

Localização Geográfica

Mesorregião 130, Microrregião 530 - Alto Paraguai. Centro-sul de Mato Grosso.

Relevo

Altitude média de 211 metros acima do nível do mar. O Município assenta-se sobre a depressão do Alto Paraguai, sendo, portanto, parte de uma extensão de área drenada pelo alto curso do Rio Paraguai e seus afluentes. Nesta unidade geomorfológica, a superfície de relevo é pouca dissecada com caimento topográfico de norte para sul.

Formação Geológica

Esta estrutura integra a depressão correspondente a um amplo sinclinário, erodido e preenchido por sedimentos quartenários da formação do Pantanal. Estes sedimentos são constituídos de áreas siltres e argilas muito friáveis, parcialmente laterizados e em fase de retrabalhamento.

Os solos são constituídos de áreas quartozas, ocorrendo secundariamente latossolos vermelhos – amarelos. Coberturas dobradas do proterozóico com granitóides associados.

Bacia Hidrográfica

Grande Bacia do Paraguai.

Clima

Tropical quente e sub-úmido, com 5 meses de seca, de maio a setembro. Com precipitação anual de 1.750 mm, com intensidade máxima em dezembro, janeiro e fevereiro. Temperatura média anual de 24 ºC. Maior – 40 ºC. Menor – 0 ºC.