Cabecalho
Postagens

Denise - Mt

 
 DADOS GEOGRÁFICOS
 
ÁREA – 1.211.55 quilômetros quadrados.
 
POPULAÇÃO TOTAL – 8.869 habitantes.
 
NÚMEROS DE ELEITORES – 5.106 eleitores.
 
LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA
Mesorregião 129, Microregião 530 – Tangará da Serra – Sudoeste Matogrossense.
 
COORDENADAS GEOGRÁFICAS
14º 42’ 32” latitude sul, 57º 03’ 55” longitude oeste Gr.
 
RELEVO
Altitude média de 211 metros acima do nível do mar. O Município assenta-se sobre a depressão do Alto Paraguai, sendo, portanto, parte de uma extensão de área drenada pelo alto curso do Rio Paraguai e seus afluentes. Nesta unidade geomorfológica, a superfície de relevo é pouca dissecada com caimento topográfico de norte para sul.
 
FORMAÇÃO GEOLÓGICA
Esta estrutura integra a depressão correspondente a um amplo sinclinário, erodido e preenchido por sedimentos quartenários da formação do Pantanal. Estes sedimentos são constituídos de áreas siltres e argilas muito friáveis, parcialmente laterizados e em fase de retrabalhamento.
Os solos são constituídos de áreas quartozas, ocorrendo secundariamente latossolos vermelhos – amarelos. Coberturas dobradas do proterozóico com granitóides associados.
 
BACIA HIDROGRÁFICA
Grande Bacia do Paraguai.
 
CLIMA
Tropical quente e sub-úmido, com 5 meses de seca, de maio a setembro. Com precipitação anual de 1.750 mm, com intensidade máxima em dezembro, janeiro e fevereiro. Temperatura média anual de 24 ºC. Maior – 40 ºC. Menor – 0 ºC.
 
LIMITES
Faz divisa com os seguintes Municípios:
Norte: Arenapolis.
Sul: Barra do Bugres.
Leste: Alto Paraguai e Arenapolis
Oeste: Barra do Bugres e Nova Olímpia – e um ponto de confluência de Tangara da Serra.
 
DEPENDÊNCIA GENEALÓGICA
O Município de Cuiabá deu origem ao Município de Nossa Senhora da Conceição do Alto Paraguai e Diamantino (Hoje Município de Diamantino). ²€ndo da criação do Município de Barra do Bugres, parte do seu território veio de Diamantino. O Município de Barra do Bugres deu origem ao Município de Denise. 
 
DENOMINAÇÃO DOS HABITANTES
Denisense.
 
DISTÂNCIA DA CAPITAL
203 quilômetros
 
VEGETAÇÃO

A sua cobertura vegetal é constituída quase que totalmente pela vegetação artificial. Integrando o quadro fitogeográfico, aparece ao sul do território Municipal a floresta sub-montada de dossel emergente, que faz da floresta Estacional Semi-decidual. Tal comunidade ocupa uma pequena área de depressão de Alto Paraguai, em terrenos de sedimentos quartenários formados por solos de tipo Areias Quartozas. Sua principal característica é a presença de árvores emergentes deciduais como: Jequitibás, perobas, cedros, angicos e outros. Neste domínio existe uma sub-mata de arbustos, além de enormes quantidades de plantinhas de regeneração arbórea.

Rodapé
PREFEITURA MUNICIPAL DE DENISE
ESTADO DO MATO GROSSO
Praça Brasília nº 111 - Centro - Denise/MT - CEP: 78.380-000
www.denise.mt.gov.br - adm@denise.mt.gov.br
Fone: (65) 3342-1397 e 1615
Horário de Atendimento das 07:00 as 13:00 de Segunda a Sexta
Desenvolvido por: