Cabecalho
Postagens

O município de Denise possui dois elementos fundamentais adequados para o cultivo da cana-de-açúcar: terras planas e arenosas. Esses dois fatores contribuíram para a invasão dessa cultura que invadiu pastagens e matas com plantações dessa cultura agrícola para abastecer a usina de álcool e açúcar Itamarati, localizada no Município de Nova Olímpia.

 

Muitas fazendas e até mesmo pequenas propriedades rurais, que utilizavam suas terras na pecuária, passaram a arrendá-las para a produção de cana, diminuindo drasticamente a produção do rebanho bovino na região.

 

O Município perde muito em termos de arrecadação, pois para fins de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), a arrecadação se dá no Município onde a usina está implantada Nova Olímpia.

 

A melhoria que teve para o município se encontra na geração de empregos, onde a maioria da população ativa do Município encontra-se empregada na usina ou nos grupos de produtores independentes da cultura da cana-de-açúcar, diminuindo muito a taxa de desemprego que era muito alta antes da implantação da Usina.

 

Existem no Município várias propriedades rurais que possuem seringais plantados e/ou produzindo, mas, toda com pequenas áreas de cultivo e, conseqüentemente, baixa produção em virtude da quantidade plantada.

 

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Agricultura, está desenvolvendo um projeto de estímulo à plantação dessa cultura, doando mudas (a preços simbólicos) aos produtores rurais.

 

Este projeto visa aumentar a renda nas pequenas propriedades, aumentar a arrecadação de impostos no Município e propiciar o aumento de emprego, que hoje se encontra centrado na usina Itamarati.

 

A manutenção dos seringais gera diversas atividades: preparação do solo, plantação das mudas, tratos culturais, extração e armazenamento do látex, gerando, além do emprego, uma renda permanente aos proprietários rurais.

 

A diversificação de cultura no município (hoje centrada na cana-de-açúcar), por uma cultura perene trará vários benefícios a todos os Munícipes.

Rodapé
PREFEITURA MUNICIPAL DE DENISE
ESTADO DO MATO GROSSO
Praça Brasília nº 111 - Centro - Denise/MT - CEP: 78.380-000
www.denise.mt.gov.br - adm@denise.mt.gov.br
Fone: (65) 3342-1397 e 1615
Horário de Atendimento das 07:00 as 13:00 de Segunda a Sexta
Desenvolvido por: